Tiramisú tradicional
- Patrick

- 3 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Se há sobremesa que cá em casa comemos e nunca nos cansamos é, sem margem para dúvidas, este Tiramisú tradicional.
Depois de ter experimentado várias receitas, diferentes pesos e medidas, diferentes ingredientes e diferentes formas de o confecionar eis que chego a esta receita que certamente irá querer guardar para mais tarde.
O segredo para um bom tiramisú é o creme de mascarpone que deve ser muito delicado e suave. Para tal, devem bater-se as gemas com o açúcar por pelo menos 5 minutos até que obter um creme muito volumoso e suave, com um sabor parecido a Marshmellow. Com todo o cuidado deverá incorporar as claras, as natas e o mascarpone e misturar tudo ate obter o tão delicado creme. Parece trabalhoso, não? Garanto que valerá a pena.
Um pouco antes de se terminar esta tão aperciada sobremesa, terá de banhar as bolachas numa mistura de café, açúcar e Amaretto (um licor de cor amarelada, com um sabor muito careteristico e seco). Devo confessar que nunca tinha provado este licor e muito menos o havia incorporado numa sobremesa, porém devo dizer que faz toda a diferença.

Ingredientes:
200gr de Ladyfingers (bolacha champanhe)
4 ovos M
200ml de natas
400gr de queijo mascarpone
6 colheres de sopa de açúcar branco
70ml de Licor Amaretto
300ml de Café
Cacau em pó q.b
Chocolate Negro
Preparação:
Comece por separar as gemas das claras. Reserve as claras e bata as gemas com 5 colheres de sopa de açúcar, durante cerca de 5 minutos, até que tripliquem de volume.
Adicione o queijo mascarpone e bata durante 5 minutos.
Bata as natas até que fiquem firmes e de seguida incorpore-as no creme do ponto 2.
Bata as claras até que fiquem firmes e adicione-as no creme do ponto 3.
Num recipiente misture o café, o licor Amaretto e uma colher de sopa de açúcar. Mexa até dissolver o açúcar.
Montagem: Num tabuleiro, coloque uma pequena camada de queijo mascarpone - apenas o necessário para cobrir o fundo - e agora coloque uma camada de bolachas. Com a ajuda de uma colher se sopa verta um pouco da mistura de café por cima das bolachas e polvilhe com raspas de chocolate negro.
Volte a colocar uma camada de creme de mascarpone, uma de bolachas regadas com café, raspas de chocolate negro, e assim sucessivamente até esgotar o creme de mascarpone.
Polvilhe com cacau em pó.






Cá em casa também é muito apreciado. O expert na confeção é o marido. (E faz as bolachas e tudo. Ou seja, já começamos a comer ainda antes da montagem do doce final :D )
Está lindo! Parabéns!